Chafariz da Ponte Rio Paraitinga.

A Câmara Municipal de São Luiz do Paraitinga aprovou por unânimidade em sua 18ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no dia 28 de novembro, o Projeto de Lei nº137/2023, que se tornou a Lei Municipal nº2.362/2023, de autoria do Ver. Dirceu Deniz Marcolino , que: "Denomina Chafariz 'Maria Clementina de Castro – Maria Santeira'".

Segundo o texto do projeto lei, passa a denominar-se “Chafariz Maria Clementina de Castro – Maria Santeira”, o chafariz localizado próximo à ponte do Rio Paraitinga no início da Rua dos Presottos, Centro, Município de São Luiz do Paraitinga.

Maria Clementina de Castro, conhecida carinhosamente como Maria Santeira, nasceu no dia 14 de novembro de 1.919, neste município. Filha de Zulmira Justina Vidal, foi casada com Theodoro Alves de Castro, com quem teve 4 filhos: Maria Auxiliadora de Castro; Tarciza Alves de Castro; Donizete Alves de Castro; e Maria José de Castro.

Maria Santeira foi homenageada no livro "Os 14 do Vale Pintores Primitivos – Vale do Paraíba". Referência como verdadeira mestra, especialmente como primitivista mística da arte incomum, tendo mostras de seus trabalhos no Museu de Arte Contemporânea de Paris e na XVI Bienal de São Paulo. Esculpia em argila, pintava telas, recuperava esculturas em gesso e argila, e restaurava imagens de santos na Igreja Católica. Faleceu em 27 de fevereiro de 1985.

Consulte o Projeto de Lei na íntegra no link: https://sp-saoluizdoparaitinga-camara.sistemalegislativo.com.br/documento/projeto-de-lei-no-137-2023-8062